O Túnel do Tempo
Olá visitante!

Não há atividade neste fórum atualmente. Queira dirigir-se à seção de História do Fórum PiR2

http://pir2.forumeiros.com/

Muito obrigado.

Cotas para minorias - a favor, ou contra?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Qual é a sua opinião?

as cotas são importantes pois reparam injustiças históricas

as cotas, na verdade, contribuem para o aumento da discriminação social

o verdadeiro problema está no contexto sócio-econômico e esta é a melhor maneira de possibilitar o acesso de todos

o verdadeiro problema está no contexto sócio-econômico e esta não é a abordagem adequada para a solução

as cotas são inconstitucionais, pois ferem o princípio da igualdade

as cotas devem ser estabelecidas juntamente com um amplo programa de inclusão social

Exibir resultados

Cotas para minorias - a favor, ou contra?

Mensagem por Admin em 26th Março 2010, 12:28

Nos últimos anos as ações chamadas "Afirmativas", tais como as reservas de cotas para índios, negros e alunos egressos do sistema público vêm causando polêmicas e debates em todos os níveis da sociedade e no Congresso Nacional.

No ínicio de março de 2010 o STF - Supremo Tribunal Federal promoveu audiências públicas para o debate das cotas raciais como subsídio para o julgamento de duas ações em curso. Como sempre as opiniões foram polêmicas e o pronunciamento do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) repercutiu muito nos meios ativistas e na imprensa, tendo sido contestado pelo geoógrafo Demétrio Magnolli no jornal "A Folha de São Paulo".

Há enfoques que, apesar de divergentes, conjugam argumentos fortes.

Qual é a sua opinião sobre este tema?

Admin
Administrador

http://o-tunel-do-tempo.forum-livre.com

Re: Cotas para minorias - a favor, ou contra?

Mensagem por Kelvin Brayan em 29th Junho 2011, 17:45

Eu já redigi uma redação sobre esse tema!

Se desejarem saber minha opinião, eu posso publicá-la.

Mas, eu digo: Cotas para afrodescendentes e indígenas, aí sim eu sou a favor por uma questão de inclusão social. Não estou inferindo que estes sejam "inferiores" aos brancos.
Mas, sou contra as Ações Afirmativas para estudantes da rede pública. Isso acaba sendo pretexto para "beneficiar" esses alunos e não investir na educação pública. Afinal, o caráter seletivo das instituições de ensino superior é o mérito acadêmico. Esse "bônus" concedido, eu acho, no sentido vulgar, uma picaretagem!

PS.: Eu sou a favor também das Ações Afirmativas para deficientes físicos! Também não os julgando inferiores, mas, reconhecendo que eles carecem de mais privilégios evidentemente.

Falou!

Kelvin Brayan
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagem por velloso em 29th Junho 2011, 18:30

Concordo contigo Kelvin, só que vejo essas medidas meramente paliativas. Entendo as ações afirmativas como um ''empurrãozinho'', por asssim dizer. Mas é preciso que, mais do que tudo, nesse ''interim necessário pra nivelamento'', os nossos representantes tomem medidas efetivas no sentido de melhorar a educação em seu âmago e não vivam de medidas populistas características de governantes de palanque.

velloso
Membro Regular
Membro Regular

Mensagem por EuclidesPiR2 em 29th Junho 2011, 18:45

velloso escreveu:Concordo contigo Kelvin, só que vejo essas medidas meramente paliativas. Entendo as ações afirmativas como um ''empurrãozinho'', por asssim dizer. Mas é preciso que, mais do que tudo, nesse ''interim necessário pra nivelamento'', os nossos representantes tomem medidas efetivas no sentido de melhorar a educação em seu âmago e não vivam de medidas populistas características de governantes de palanque.

Sem tirar, nem por...

EuclidesPiR2
Administrador

Mensagem por Agente Esteves em 29th Junho 2011, 20:21

Eu sou a favor de todas as cotas. Eu penso que elas são uma forma de poder nivelar o colegiado das universidades públicas, que ainda tem, em sua maioria, pessoas brancas e de colégios particulares.

Ao contrário de vocês, sou a favor da cota para estudantes de escola pública porque o Ensino Médio é muuuito precário no nível Municipal e Estadual e eles precisam dessa chance. Vejo escolas em que os alunos não vão todos os dias da semana para o colégio porque falta professor. Mas mesmo assim eles precisam de uma chance para passar no vestibular...

E eu concordo com as raciais e com as para deficientes não por serem inferiores, mas por eles realmente terem o direito à dignidade, algo que foi roubado deles há muito tempo...

Até. o/

Meu nome? Raquel Marcolino.
Minha missão? Ajudar todo o mundo que precisa de ajuda. Qualquer coisa, manda MP. o/

Agente Esteves
Iniciante
Iniciante

Mensagem por velloso em 29th Junho 2011, 23:18

Olá Raquel,

Não sou de todo contra as cotas para escola pública não. No entanto, não quero ver essas medidas se tornarem a solução do problema. Talvez, em caráter tempórario, seja válido sim.
O tempo vai dizer o quanto isso está sendo realmente válido.

velloso
Membro Regular
Membro Regular

Mensagem por Kelvin Brayan em 29th Junho 2011, 23:47

Eu estudei minha vida inteira em escola pública. Na verdade, eu sei muito bem como é a realidade, mas o problema é que brasileiro é bicho folgado. Assim, tem muita gente que acha que assim está bom demais... Mad

Um país que considera muito mais o bem-estar individual em detrimento do coletivo não vai para frente. Nesse país, infelizmente, predomina o HUMANITISMO, ou seja, um lugar onde se alguém quiser subir tem que fazer outro descer. Sei que esse não é o caso de todos, mas tem gente que pensa que só vai conseguir subir na vida passando os outros para trás sabe...

Ahhh quer saber, esse fórum é democrático, certo?

Não aguento essa palhaçada: deputado dono de castelo avaliado em 23 milhões de reais, deputado analfabeto eleito por relaxo da população, maldito Palloci...
E ainda querem fechar orçamento da Copa e Olímpiadas em segredo! Aff... que falsa democracia. O jeito é incomodar esses deputados mandando e-mails, vamos atormentá-los.
Vamos no espírito de Revolução Francesa!!!
Enfim, odeio essa "gentalha". Tenho tanta raiva dessas coisas que até saí do tema.

HUMANITISMO é diferente de HUMANISMO.

Razz Razz

Kelvin Brayan
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagem por velloso em 30th Junho 2011, 00:00

Pois é meu amigo Kelvin, veja só: suspensão de concursos públicos e gastos incomensuráveis pra realização da copa. Absurdo. Que tal a nossa querida educação? onde fica sua prioridade aí?
O pão e o circo facilitam muito as coisas, não é mesmo?!

velloso
Membro Regular
Membro Regular

Mensagem por EuclidesPiR2 em 30th Junho 2011, 00:06

Um velho mestre e pensador do Brasil, o professor Darcy Ribeiro, muitas vezes disse que o que faltava à juventude brasileira era "saber ficar indignada".

A indignação é fruto da opinião crítica e é agente de transformação. É preciso adotar posição crítica, formular propostas e discutir (no sentido grego e não de botequim). A educação é o único investimento que possibilita a opinião e a imprensa livre o único poder cidadão que a estimula.

É entretanto preciso tomar cuidado para não cair no nhilismo (negação de tudo) sem a coragem de pensar alternativas. Jamais construiremos uma Utopia Perfeita. Temos de trabalhar para tender assintoticamente a ela. Essa é a beleza do pensar.

EuclidesPiR2
Administrador

Mensagem por Kelvin Brayan em 30th Junho 2011, 00:14

Falou bonito Euclides!

boa resposta mesmo!

Kelvin Brayan
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagem por Neperiano em 29th Março 2012, 17:47

Ola

Acho que as cotas deveriam ser proporcionais a renda, o ideal mesmo seria ser proporcionais ao estudo de cada um, suas notas, mas como é Brasil e entendo que há muita pobreza vejo a primeira solução como correta.

Atenciosamente

Neperiano
Membro Regular
Membro Regular

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:13

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: