O Túnel do Tempo
Olá visitante!

Não há atividade neste fórum atualmente. Queira dirigir-se à seção de História do Fórum PiR2

http://pir2.forumeiros.com/

Muito obrigado.

Diferença entre Platão e Aristóteles

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Diferença entre Platão e Aristóteles

Mensagem por Carlos Costa em 8th Setembro 2015, 12:20


Platão e Aristóteles são dois grandes filósofos da história universal. Viveram na Hélade (Grécia Antiga) séculos antes de Cristo nascer. Na imagem acima temos Platão, à esquerda, a apontar para cima, como que dizendo ao seu discípulo Aristóteles, que está à direita, que o mundo verdadeiro é o mundo real, enquanto que Aristóteles aponta para baixo, anunciando ao seu mestre que o mundo aparente é o mundo real. A grande diferença entre esses dois titãs da filosofia é mesmo essa: qual será o mundo verdadeiro?

Platão dividiu a realidade em mundo verdadeiro e mundo aparente, sendo que o velho mestre considera que o seu mundo das ideias é o único mundo que existe, enquanto que este mundo aparente, o mundo do corpo, da terra e da morte, é falso e que carece de objetividade e essência.

Aristóteles, no entanto, disse que mesmo caso o mundo das ideias exista mesmo, nunca o poderemos aceder diretamente e por isso não é um mundo real. O discípulo de Platão só atribui realidade ao mundo terreno, que para si é o verdadeiro mundo. Enquanto que o seu mestre desprezava os sentidos e a terra como falsidades, para Aristóteles são a realidade efetiva e a única acessível ao conhecimento.

Carlos Costa
Administrador

Mensagens : 44
Data de inscrição : 26/03/2010
Idade : 33
Localização : Porto, Portugal

http://neptuno.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Diferença entre Platão e Aristóteles

Mensagem por Nina Luizet em 8th Setembro 2015, 14:04

Interessantíssimo !!!

_________________
“Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas, se as duas tribos dividem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz, nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas. Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas.”
(ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Quincas Borba.)

Nina Luizet
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 08/09/2015
Localização : Brasil,Natal,RN

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Diferença entre Platão e Aristóteles

Mensagem por EuclidesPiR2 em 8th Setembro 2015, 20:28

Alexandre da Macedônia - o Grande, foi educado por Aristóteles e tinha por ele grande estima. Durante suas viagens de conquista costumava enviar ao mestre tudo o que encontrava de exótico como animais ou minerais. Graças a isso Aristóteles pode manter um raro zoológico.

Voltado a estudar e compreender o seu "mundo real" Aristóteles pode, de alguma maneira, ser considerado um precursor da Ciência e semeador precoce do empirismo.

_________________
O homem que se desinteressa da História não tem raízes e não se importa com o futuro.

EuclidesPiR2
Administrador

Mensagens : 169
Data de inscrição : 25/03/2010
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Diferença entre Platão e Aristóteles

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 21:11


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum