O Túnel do Tempo
Olá visitante!

Não há atividade neste fórum atualmente. Queira dirigir-se à seção de História do Fórum PiR2

http://pir2.forumeiros.com/

Muito obrigado.

Questão de Entradas e Bandeira

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Questão de Entradas e Bandeira

Mensagem por mateuspir2 em 23rd Julho 2013, 19:44

Texto I
Há poesia e grandeza imensas nesses bandos de aventureiros que, sem itinerário, guiando-se pelo curso dos rios, navegando em jangadas, debelando perigos mil vezes mais formidáveis que os do oceano desconhecido, lá se iam à conquista do remoto sertão misterioso! É uma cidade que viaja, formando uma comunhão errática, segregada do resto do mundo, que às vezes adota os costumes e as crenças dos índios. Quantos úteis roteiros não organizaram! A quantos lugares, montes, rios não deram nome! Que formosas lendas, provenientes das suas façanhas, não ataviam a imaginação popular! Os bandeirantes – eis a nota galharda e rubra dos nossos anais.

Texto II
A grande marca deixada pelos paulistas na vida colonial do século XVII foram as bandeiras. Expedições que reuniam às vezes milhares de índios lançavam-se pelo sertão, aí passando meses e às vezes anos, em busca de indígenas a serem escravizados e metais preciosos. As bandeiras tomaram as direções de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e as regiões onde se localizavam as aldeias de índios guaranis organizadas pelos jesuítas espanhóis. Dentre elas, destacava-se Guaíra, situada no Oeste do Paraná, região onde os bandeirantes empreenderam seguidas campanhas de saques, destruição e apresamento de índios.

Os textos retratam concepções históricas distintas acerca do papel desses colonos na sociedade da América Portuguesa. Duas características encontram-se evidenciadas respectivamente em:

a) Ocupação do sertão – Destruição militar de quilombos.
b) Oposição aos jesuítas – Negociação de terras indígenas.
c) Interiorização do território – Expulsão de indígenas.
d) Ações heroicas nacionais – Apreensão de índios catequizados.
e) Invasão de áreas estrangeiras – Comercialização de escravos negros.

Galera, eu não possuo o gabarito dessa questão, necessito muito para meus estudos. Desde já agradeço a resposta de todos...

Obrigado

mateuspir2
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 19
Localização : Boa Viagem, Ceará, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum