O Túnel do Tempo
Olá visitante!

Não há atividade neste fórum atualmente. Queira dirigir-se à seção de História do Fórum PiR2

http://pir2.forumeiros.com/

Muito obrigado.

Roma Antiga.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Roma Antiga.

Mensagem por velloso em 13th Novembro 2012, 03:32

Quando se percorre a história das repúblicas, vê-se que todas elas foram ingratas com seus concidadãos: mas há menos exemplos disto em Roma do que em Atenas, ou em qualquer outra cidade de governo popular.
Se se quiser conhecer a razão, creio que ela está em que os romanos tinham menos motivos do que os atenienses para temer a ambição dos concidadãos.
Nicolau Maquiavel, Comentários sobre a Primeira Década de Tito Lívio Podemos considerar as conclusões de Maquiavel verdadeiras se levarmos em conta que,

a) em Roma, passou-se por um grande período de estabilidade, sem lutas pelo poder entre os cidadãos, que foi do fim da Monarquia à ascensão de Mário e Sila, na República; já em Atenas, a desconfiança em relação aos cidadãos remontava à época da tirania, e, ao eliminarem-na, os atenienses criaram a instituição do ostracismo, para punir os cidadãos que ameaçassem a nascente democracia.

b) em Roma, o período de instabilidade remontava à época da Monarquia, quando os reis usurparam as liberdades individuais em prol da coletividade, em uma clara divisão entre patrícios e plebeus; já em Atenas, a luta pelo poder entre cidadãos remontava à época da República, uma vez que os tiranos exerciam o poder em nome dos aristocratas, mas atraíam o apoio das massas com medidas populares.

c) em Roma, não houve disputas pelo poder, uma vez que a República permitia livre acesso à política, por meio das magistraturas e das Assembleias, permitindo a participação política no conjunto da sociedade; já em Atenas, a democracia era restrita a quem fosse considerado cidadão e, por isso, gerava constantes conflitos entre a ampla camada de não-cidadãos e a elite aristocrática.

d) em Roma, apesar de ampliar a prática da cidadania, esta era controlada pela elite patrícia e alijava do poder a camada de plebeus, a maioria na cidade; já em Atenas, apesar de excluir mulheres, crianças, escravos e estrangeiros, a democracia era exercida por todos aqueles considerados cidadãos, sem distinção censitária e com amplos poderes de decisão perante as instituições políticas da cidade.

e) em Roma, não havia motivo algum para temer as lutas pelo poder, pois as instituições republicanas só foram consolidadas no final da República, época em que a cidade já era invadida pelos povos denominados bárbaros; em Atenas, as lutas entre os cidadãos remontavam à época da tirania, exercida por Clístenes que, ao cercear as liberdades individuais, sofreu forte oposição dos eupátridas.



A resposta é letra A. Discordei no poto em que se diz: ''em Roma, passou-se por um grande período de estabilidade, sem lutas pelo poder entre os cidadãos, que foi do fim da Monarquia à ascensão de Mário e Sila, na República''

Pra mim, esse foi justamente um período efervescente a despeito da luta pelo poder em Roma. A passagem da Monarquia à República inclusive teria sido uma atitude reacionário por parte dos patrícios pelo último rei etrusco, Tarquínio, ter se aproximado das camadas mais populares. Eu estou equivocado?

_________________
Leonardo Velloso

''Nós nos tornamos aquilo que pensamos.''

velloso
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 43
Data de inscrição : 29/06/2011
Idade : 26
Localização : Belém-Pa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Roma Antiga.

Mensagem por [Planck]³ em 9th Dezembro 2012, 10:41

O último rei etrusco foi Tarqüínio, o Soberbo. Ele foi deposto provavelmente por ter descontentado os patrícios com medidas a favor dos plebeus.

No lugar de Tarqüínio, os patrícios colocaram no poder dois magistrados, chamados cônsules. Com isso, terminava o período Monárquico e tinha inicio o período Republicano. Com a lei Liscínia, teríamos um cônsul plebeu e outro patrício. A história não é nada se não a luta de classes, já dissera Marx. Logo, eu não concordo com a letra A, tendo em vista que do início da República até a ascensão dos generais Mario e Sila não houve ausência de lutas... Concordo com vc, velloso.

Very Happy



_________________
"Um pessimista vê uma dificuldade em cada oportunidade; um otimista vê uma oportunidade em cada dificuldade."

Winston Churchill

[Planck]³
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 45
Data de inscrição : 13/03/2012
Idade : 23
Localização : Mossoró-RN

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Roma Antiga.

Mensagem por velloso em 12th Dezembro 2012, 20:19

Estamos juntos então! Very Happy

_________________
Leonardo Velloso

''Nós nos tornamos aquilo que pensamos.''

velloso
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 43
Data de inscrição : 29/06/2011
Idade : 26
Localização : Belém-Pa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Roma Antiga.

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 03:51


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum