O Túnel do Tempo
Olá visitante!

Não há atividade neste fórum atualmente. Queira dirigir-se à seção de História do Fórum PiR2

http://pir2.forumeiros.com/

Muito obrigado.

Blocos Socialistas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Blocos Socialistas

Mensagem por Diegomedbh em 23rd Abril 2012, 14:42

Sobre as etapas do processo de construção do socialismo na China, é correto afirmar que:

a) durante o governo republicano do Partido Nacionalista (Kuomintang), de Sun Yat-sen, que havia proclamado a república em 1911, a aliança com os chefes militares regionais ("Senhores da Guerra") permitiu a extinção das zonas de influência ocidentais e japonesas na China.

b) o Tratado de Versalhes, em 1919, definiu a soberania chinesa diante do Japão, o que permitiu a formação de um governo de coligação nacional com o apoio popular, do qual participavam os "senhores da guerra", o Kuomintang e os comunistas.

c) a Longa Marcha, em 1934-35, foi uma reação popular contra a invasão da Manchúria pelos Russos, em 1931, que reuniu as forças militares do Kuomintang e do Partido Comunista Chinês para a libertação dessa região.

d) ao final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, acirraram-se as rivalidades entre o Partido Comunista Chinês e a União Soviética Stalinista, que passou a ajudar militarmente o Kuomintang em sua luta contra os comunistas, lançando a China em um período de guerra civil.

e) após a vitória dos comunistas, em 1949, foram implantadas diversas reformas, que não conseguiram atender às exigências sociais, o que provocou críticas crescentes que ameaçavam o governo do Partido Comunista, culminando no "Movimento das Cem Flores", em 1956.

Alguém poderia analisar as alternativas;

c)A Manchúria foi invadida pelos Japoneses em 1931 e não pelos Russos.

Gabarito: E


Diegomedbh
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 15
Data de inscrição : 18/03/2012
Idade : 26
Localização : Belo Horizonte, MG Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Blocos Socialistas

Mensagem por EuclidesPiR2 em 23rd Abril 2012, 18:47

a) "O Kuomintang foi fundado após a Revolução Xinhai de 1911, que depôs a dinastia Qing ou manchu e estabeleceu uma república na China. O partido realizou o seu primeiro congresso em 1924, sob a liderança de Sun Yat-sen.
Mas, apesar de ser uma república, a China continuava dividida em feudos dominados por senhores locais, que tinham exércitos privados; não havia verdadeiramente um poder central.
Chiang Kai-shek foi o militar que herdou a liderança do partido após a morte de Sun, em 1925. Decidido a reunificar a China, pretendia eliminar os comunistas e os senhores da guerra. Em 1927, Chang unificou a maior parte do território, e o país passou a ser efetivamente controlado pelo Kuomintang."

b) "O Tratado de Versalhes (1919) foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial. Após seis meses de negociações, em Paris, o tratado foi assinado como uma continuação do armistício de Novembro de 1918, em Compiègne, que tinha posto um fim aos confrontos. O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e que, sob os termos dos artigos 231-247, fizesse reparações a um certo número de nações da Tríplice Entente."

c) "Em 1934, as forças nacionalistas cercaram as tropas comunistas, forçando-as a abandonar as suas posições no Sul, o que deu origem à chamada Longa Marcha.

As lutas entre os dois blocos aumentariam de intensidade e se prolongarão até 1936. As várias campanhas de “cerco e aniquilamento dos bandidos vermelhos” fracassaram, até que, em outubro de 1934, cerca de 100 mil comunistas tiveram de abandonar a região de Jiangxi. Foi o inicio de um dos episódios marcantes dessa guerra: a Longa Marcha, uma caminhada de 12 mil quilômetros atravessando onze províncias e travando combates incessantes, que o principal líder comunista, Mao Tse-tung, empreendeu com mais de 100 mil pessoas em direção ao noroeste do país com o objetivo de escapar ao cerco inimigo. Durante essa caminhada, muitas pessoas morreram, outras ficaram pelo caminho organizando os camponeses, que haviam se transformado na principal base de apoio dos comunistas. Apenas 9 mil chegaram ao destino final, a província de Shaanxi, onde se ergueu o quartel-general das tropas comunistas."

d) É verdade que houve acordos entre o Kuomintang e Stálin, que retardou a retirada de suas tropas na Mandchúria (que haviam lutado contra os japoneses)até que Chiang-Kai-Check pudesse mobilizar tropas para lá. Em dezembro de 1945, o General George Marshall, representando o governo norte-americano, procurou conciliar comunistas e nacionalistas, cujas divergências ameaçavam a unidade chinesa. A conferência consultiva, realizada em janeiro de 1946, porém, resultou improfícua e o governo de coalizão dirigido por Chiang Kai-shek não contou com a participação dos comunistas e da Liga Democrática, que recusaram a aceitar a Constituição. O fracasso das negociações leva ao reinicio das hostilidades, que demonstrariam a fraqueza dos exércitos nacionalistas e a incapacidade do Kuomintang para conduzir a nação, apesar da ajuda prestada pelos EUA.

e) " Em 1956, começaram as criticas ao governo, Mao Tse-tung então faz uma abertura cultural, o chamado Movimento Desabrochar de Cem Flores ou Campanha das Cem Flores (1956-1957), estimulando a liberdade de expressão e formação de opinião sobre o seu governo e a diminuição do poder da burocracia partidária. As criticas, no entanto, ultrapassaram os limites que Mao se dispôs a tolerar, e após um ano, o regime reage com a Campanha Antidireitista, que mandou prender todos os da oposição. "Dei a liberdade para que as serpentes colocassem suas cabeças para fora" foi à célebre frase de Mao em 1956. Após um ano de liberdade a economia não melhorou. Mao acabou com a oposição e voltou a governar da mesma forma autoritária."

_________________
O homem que se desinteressa da História não tem raízes e não se importa com o futuro.

EuclidesPiR2
Administrador

Mensagens : 169
Data de inscrição : 25/03/2010
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Blocos Socialistas

Mensagem por Diegomedbh em 25th Abril 2012, 12:49

Muito obrigado Euclides!

Diegomedbh
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 15
Data de inscrição : 18/03/2012
Idade : 26
Localização : Belo Horizonte, MG Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Blocos Socialistas

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:12


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum