O Túnel do Tempo
Olá visitante!

Não há atividade neste fórum atualmente. Queira dirigir-se à seção de História do Fórum PiR2

http://pir2.forumeiros.com/

Muito obrigado.

Partilha da África

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Partilha da África

Mensagem por JoaoHistoria em 24th Março 2012, 17:08

Essa pergunta é mais curiosidade mesmo...eu estava lendo a respeito do Neocolonialismo e vi que as potências européias e os Estados Unidos resolveram ''partilhar'' a região do continente africano, de modo que eles conseguissem pegar terras, para expandir seus territórios e, dessa forma, conseguirem mais mercados consumidores....etc...vi também que isso foi feito na Conferência de Berlim e que a invasão feita a esse continente foi horrível, porque separou diversos tribos aliadas e juntou tribos inimigas...gostaria de saber desse fato...como foi essa separação de tribos alaidas, a união forçada dessas tribos inimigas...Eu posso, de certa maneira - bem fria - dizer que essa união entre as diferentes culturas foi positiva? Pois, se for pensar bem, ela foi responsável por disseminar cultura pelo continente auhAUhauhUHA...to viajando? Sei que isso causou(ou aumentou) as guerrass civis na África, mas...

enfim...Planck e Euclides ou alguémmmmmmm!

Abraços Very Happy

JoaoHistoria
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 40
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 24
Localização : Lorena- São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Partilha da África

Mensagem por [Planck]³ em 25th Março 2012, 02:18

Na história não podemos pensar somente nas consequências negativas para um país. Isso é pensar histórico, e você, meu caro, está fazendo isso... Enfim, deixemos de blábláblá.

Pode se dizer sim que houve uma troca cultural imensa, porém não entre as tribos rivais, porque... eram rivais !!! Isso foi um ponto positivo com certeza. Entretanto, guerras civis, guerras entre tribos (dá uma pesquisada em Hutus x Tutsis em Ruanda) e a mais deplorável condição africana que "acabou" em 1992: o apartheid.

Até hoje, fazendo um anacronismo, a África do Sul não é bem aceita pela maioria das demais nações devido a recente segregação racial. A entrada recente desse país que representa todo um continente no BRICS aponta também esse problema como um dos principais a serem enfrentados por essa nação.

Outro ponto positivo do Neocolonialismo: perceba que foi o único momento em que africanos se unem para combater um inimigo em comum. Nunca se esqueça disso: "Assim como a guerra destroe, ela também une os povos com objetivos comuns".

Abraços, João, e vem mais com essas perguntas boas, rapaz. Very Happy


_________________
"Um pessimista vê uma dificuldade em cada oportunidade; um otimista vê uma oportunidade em cada dificuldade."

Winston Churchill

[Planck]³
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 45
Data de inscrição : 13/03/2012
Idade : 23
Localização : Mossoró-RN

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum