O Túnel do Tempo
Olá visitante!

Não há atividade neste fórum atualmente. Queira dirigir-se à seção de História do Fórum PiR2

http://pir2.forumeiros.com/

Muito obrigado.

Despostismo Esclarecido - Fuvest

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Despostismo Esclarecido - Fuvest

Mensagem por JoaoHistoria em 16th Março 2012, 11:19

05. Sobre o despotismo esclarecido, é correto afirmar que:

a) foi um fenômeno comum a todas as monarquias européias, tendo por característica a utilização dos princípios
do iluminismo;

b) os déspotas esclarecidos foram os responsáveis pela sustentação e difusão das idéias iluministas elaboradas pelos filósofos da época;

c) foi uma tentativa bem-intencionada, embora fracassada, das monarquias européias no sentido de reformar
estruturalmente seus Estados;

d) foram os burgueses europeus que convenceram os reis a adotar o programa de modernização proposto
pelos filósofos iluministas;

e) foi uma tentativa mais ou menos bem-sucedida, de algumas monarquias reformarem, sem alterá-las, as
estruturas vigentes.

Eu marquei a opção a como correta, baseado na idéia de que..se um monarca passa a seguir as idéias Iluministas, ele, dessa forma, passa a ser um divulgador do Iluminismo....eu não estou correto (ou pelo menos parcialmente correto) no meu raciocínio?

Obrigadooo..

e a alternativa correta é a ''e''..

JoaoHistoria
Membro Regular
Membro Regular

Re: Despostismo Esclarecido - Fuvest

Mensagem por [Planck]³ em 16th Março 2012, 11:27

JoaoHistoria escreveu:

Eu marquei a opção a como correta, baseado na idéia de que..se um monarca passa a seguir as idéias Iluministas, ele, dessa forma, passa a ser um divulgador do Iluminismo....eu não estou correto (ou pelo menos parcialmente correto) no meu raciocínio?

O primeiro fato que eu me lembro quando falam em despotismo esclarecido é da nossa "terra-mãe": Portugal. A monarquia portuguesa era despótica, ou seja, uma espécie de absolutismo enrustido, mais brando, menos oprecivo.

Não concordo muito com a letra "e", porém é a menos errada. Não concordo pois, na história, não existe aquilo que deu mais ou menos certo, ou dá certo para uma parcela da população ou não dá certo. O mesmo serve para outra parcela da população, seja esta aristocrata ou a população em geral; o povão.

Quanto ao seu raciocínio: concordo plenamente. Porém, lembre-se que o despotismo não deixou de ser um absolutismo, mesmo que mais brando e regido por certas ideias iluministas.

Abraços. Very Happy

[Planck]³
Membro Regular
Membro Regular

Mensagem por JoaoHistoria em 16th Março 2012, 11:58

Eu queria só fazer mais um comentário para enfatizar a minha recusa da alternativa ''e''...Ela diz que foi uma tentativa mais ou menos bem sucedida...dando uma impressão de que os governos monarquicos queriam realmente fazer isso...mas eles não queriam!! Eles queriam mesmo era permanecer no regime absolutista que eles estavam, seguindo para as idéias Ilustradas apenas por ''pressão'' de outros governos, como, por exemplo, o da França e a descolonização dos Estados Unidos...que foram fortemente influenciadas por essas idéias Iluministas...eles não queriam, mas tiveram de aceitar...

To certo no meu raciocínio, né?

Abraços, Planck! Very Happy

JoaoHistoria
Membro Regular
Membro Regular

Mensagem por [Planck]³ em 16th Março 2012, 14:37

Saimos da história e vamos para uma questão mais interpretativa:

se a questão diz que o despotismo esclarecido foi uma questão mais ou menos bem sucedida, ela NÃO dá a impressão de que ela realmente queria fazer isso, pelo menos não em mim. Na minha opinião, a ideia que ela traz é a de que o despostismo era oprecivo, era absoluto dando poderes "diferenciados" para o monarca, porém de uma forma diferente do absolutismo na Inglaterra e na França. Ou seja, o "mais" do "mais ou menos" está arraigado à oprecividade, e ao período em que este se encontra e o "menos" está ligado à relação que é feita com o Absolutismo francês, ou o Absolutismo inglês, sendo estas mais oprecivas e crueis e o despotismo menos oprecivo.

Esse é o meu ponto de vista. Very Happy

Abraços. Very Happy

Winston Churchill

[Planck]³
Membro Regular
Membro Regular

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:12

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: